Entenda sobre Title, Description e Keywords e a importância para as buscas de seu site
Quando são trabalhadas técnicas para melhorar as buscas em sites como o google, visando melhorar sua relevância, deve-se ter em mente que cada elemento trabalhado é crucial, tanto para curto ou longo prazo. Sendo assim, três elementos importantes são: Title, Meta Description e Keywords (Título, Descrição e palavras-chaves). São aqueles pequenos títulos e descrições exibidos nos buscadores quando pesquisado determinado conteúdo no Google. Vide abaixo:
O texto em destaque acima – “Assamble | Gestão para Negócios Personalizados” – é o Título. Já o texto abaixo é a Meta Descrição – “Solução online, para controle de orçamentos, entregas, custos e a possibilidade de melhorar suas vendas em negócios de personalizados.”.
Além de a Title poder ser encontrada nas buscas, também aparece na aba do site visitado pelo interessado.
O trabalho de otimizar as Meta Tag (é o termo que engloba Título, Meta Descrição e Meta Keywords) é muito importante para a otimização do site, trazendo relevância e maior entendimento sobre a página de destino. Apesar de a criação do Título e Meta Descrição ser simples e relativamente fácil de fazer, é essencial para aumentar a relevância e as chances para um ranqueamento melhor nos buscadores.
Apenas o título influência no posicionamento do site com a utilização de palavras-chaves nele. As descrições ajudam no processo de decisão do usuário no momento em que ele se encontra na página de resultados de pesquisa.
Dicas para criar um bom Título e Descrição:
1. Entenda o conceito e as regras básicas das Meta Tags
- Título: para criar um Título é necessário que tenha referência com o conteúdo abordado na página de destino. Uma maneira simples e eficiente de criar é colocar um título para a página de forma reduzida, e ao final, inserir o nome da marca. Assim, o tema abordado pela página revela-se brevemente explicado e ainda divulga a marca de forma sutil. É importante saber que não se deve ultrapassar os 70 caracteres, já que a frase pode ser cortada, prejudicando toda a divulgação.
- Meta Descrição: nada mais é do que um resumo do tema abordado e um complemento para o título. Como a limitação de caracteres do Título, a Meta Descrição não deve ultrapassar os 156 caracteres. Desta forma, o texto não será cansativo, mas interessante e agradável. Tente usar um CTA (call-to-action) para estimular o usuário a clicar em seu resultado e não no da concorrência.
2. Trabalhe as Meta Tags em todo o site:
Para site de serviços é evidente saber que um trabalho de Títulos e Descrições em todas as páginas é vital para determinar um bom nível de relevância. A maioria dos sites de serviços não tem muitas páginas para trabalhar. Pode-se contar cerca de 15 a 50 páginas no máximo. No entanto, há outros tipos de sites e/ou blogs que possuem grandes quantidades de conteúdo e páginas, e a criação de Títulos e Descrições em cada uma delas é fundamental. Apesar de que, quanto mais páginas o site tiver, mais demorado e cansativo será. Contudo, no final de todo esforço, os frutos são inquestionáveis.
É importante que cada título e descrição sejam únicos. Esse é um dos elementos que ajuda a distinguir as páginas do seu site.