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Calculadora do Artesanato: Como fazer a precificação de seus produtos

Calculadora do Artesanato: Como fazer a precificação de seus produtos

Precificação em artesanato, nos seus mais diversos segmentos, seja na papelaria personalizada, crafts, encadernação, cartonagem, sempre é, em algum momento do negócio de personalizados e criativo, um grande desafio.  

Ilustração de calculadora para calcular preço no artesanato.

Como seria essa calculadora do artesanato? Como calcular se não existe uma tabela de precificação padronizada que vá garantir a venda de seus produtos?

Negócio criativo – DIY, como são mais conhecidos, tem como característica principal o artesanato, que é a produção feita a mão usando diversos materiais que vão compor o produto. Esses materiais utilizados geralmente são adquiridos em uma variedade de unidades de medidas, podendo ser de tinta de impressora, botões, linhas, fitas a papéis em diferentes gramaturas.

Ilustração de mesa de um negócio criativo - DIY.

A precificação que normalmente sugerem é aquelas usadas no comércio em geral, em que você precisa calcular cada custo envolvido na produção do produto e com base nele cria uma porcentagem para o lucro, que também é variável.

Vamos a uma lista do que compõe os custos básicos para
produzir um produto criativo
:

1 – Energia elétrica;

2 – Hora trabalhada;

3 – Depreciação de equipamentos;

4 – Insumos e materiais utilizados para produção;

Bem complexo, não tem como negar. No entanto, tem algumas variáveis que diferenciam o negócio criativo, pois em sua maioria, são negócios criados em casa, quem está a frente é uma mulher, muitas vezes é mãe, e é responsável por tudo, tanto do negócio como atendimento, criar orçamentos, produzir, cuidar de estoque, além das tarefas pessoais de casa, que a lista é tão grande que cabe outro post só para falar sobre.

Relógio feito artesanalmente com botões e linho.

Um dos referenciais para calcular custo na produção de produto é o tempo sendo produzido, como estamos falando de trabalho artesanal, feito à mão – DIY, o tempo é bastante relativo, porque vai variar com o nível de experiência de quem está produzindo, quantos estão envolvidos na produção, o maquinário e ambiente de produção.  O tempo irá afetar a hora trabalhada e energia elétrica gasta.

Então, como calculo o preço do meu produto criativo de forma mais rápida?  Vamos levar para lógica de mercado, o objetivo principal de um negócio, ter lucro, para ter lucro você precisa ter produtos com preço que sejam aceitos no mercado para que possa vender, seu futuro cliente está interessado no valor agregado do produto.

Valor agregado do produto é o que realmente vai permitir um preço cada vez maior e o mais importante, que seu produto seja aceito e comprado. Um exemplo:

Ilustração de Ferrari e fusca para comparação de preços e entender conceito de valor agregado.

Imagine comprar um fusca por 50 mil reais, ou comprar uma ferrari por 50 mil reais, os 2 são carros, mas claramente cada um tem um valor diferenciado, é nesse ponto onde você deve chegar, percepção de valor dos seus produtos, despertar o sentimento de “é barato para qualidade do produto”.

Precificação de produtos, como podemos observar, é um conjunto de fatores, não apenas calcular os custos na produção e aplicar o lucro.

Precisamos ir de forma gradativa, e que ao final se torna até mais fácil, vamos mostrar aqui como pode calcular definitivamente seus produtos de agora e os que virão ao longo de sua jornada empreendedora.

Lista do que precisa saber antes de precificar produto criativo de artesanato:

1 – Concorrentes

Independente do mercado que irá atuar, serviços a ofertar, produto a vender, é de extrema importância pesquisar os concorrentes, quem são, onde estão, como vendem, o que vendem, seus pontos fortes, seus pontos fracos, uma dica para isso ser mais fácil é começar pelos de sua região, em seguida do seu bairro, depois da sua cidade, o estado, a região e por último o país.

Defina bem o tipo de negócio você é, até mesmo para ser mais assertivo nas buscas, concorrentes também inspiram, claro, busque inspiração, não copiar, isso afeta no seu valor agregado.

2 – Preços de Mercado

Nos preços de mercado é aproveitar a mesma lista dos
concorrentes e já tabelar os preços que estão praticando, anote, ou use uma
planilha, pois você precisará fazer as comparações.

Dica importante, não coloque todos os concorrentes que
encontrar numa lista só, faça a divisão as seguintes categorias: Concorrente
com preços muito abaixo, Concorrentes com preços intermediários e Concorrentes
com preços altos.

Com essas listas, você consegue ter uma média de valores praticados com base na região do concorrente, quanto maior a lista, mais assertivo será a média praticada.

3 – Qualidade

Tente medir o padrão de qualidade dos seus concorrentes e
compare com o padrão de qualidade que consegue produzir seus produtos, observe acabamento,
material utilizado, tempo de entrega, atendimento também pode ser considerado
nesse item.

Esse item afetará no valor agregado de seu produto.

4 – Referência

A referência que seu negócio tem, irá afetar no seu preço,
observe como seus concorrentes se posicionam, como está os comentários, se tem
indicação, elogios, reclamações, tudo que afeta a imagem.  

A referência dá base em quem seus clientes procuram, o que esperam do tipo de produto que está ofertando, e quanto eles estão dispostos a pagar dependendo da referência que tiver.

5 – Tempo de mercado

Tempo de mercado é um fator levado em consideração, é psicologicamente
matemático, quanto mais tempo você está atuando, maior a percepção quanto a sua
experiência, e quanto mais experiência, supostamente seu produto ou serviço
serão melhores. Mesmo você com dúvidas sobre precificar o seu produto, não
significa que não tenha tempo de experiência no ramo que irá atuar, você pode
ter anos de experiência técnica, mas nem tanto de negócios, ou seja, você pode
ser muito bom ou boa no que faz, sem saber quanto de fato o que produz valeria
levando para o mercado.

A base aqui seria novamente voltar na lista de concorrentes que montou e se o tempo de mercado de cada afetou os preços, tanto para mais, quanto para menos.

6 – Fornecedores

Fornecedores de negócios criativos em artesanato é a estrutura de quase tudo, é justamente onde e por quanto compram os materiais necessários para produzir o produto que afetará diretamente o lucro.

Imagem que representa preço e valor.

Com essa lista bem definida o próximo passo é efetivamente ter o preço de cada produto. Depois de passar por essa trilha, talvez tenha até clareado e dado uma breve estimativa de como você irá precificar. Siga agora esse passo a passo para obter o preço de seus produtos de forma mais rápida:

1 – Para cada produto gere três preços de referência, um que
é o menor preço praticado pelos seus concorrentes, segundo é o preço médio
praticado por seus concorrentes e o terceiro o maior preço praticado por seus
concorrentes.

2 – Descarte o preço mais baixo e considere como algo que
não deve fazer, fique com o preço médio e o preço mais alto e onde esses
concorrentes estão mais atuando.

3 – Avalie o nível de qualidade de seus produtos, com o
tempo de experiência que tem no ramo, se posicione entre os medianos e os
maiores.

4 – Por último, se está iniciando agora, o preço ideal é ser
a média praticada, se considera a qualidade maior que dá média coloque mais
alto e um pouco mais baixo dos mais caros. Importante também catalogar seus
preços.

E todos aqueles cálculos? É para desconsiderar? Não! Mas não adianta pensar em precificar com base em seus custos, se o preço que irá ser gerado com base nesse matemático for muito acima ou muito abaixo, acredite, será um, ou outro.

Imagem ilustrando crescimento de um negócio.

Para ter mais lucros em seu negócio criativo, precisa
constantemente buscar fornecedores melhores, mais baratos, acessíveis e com
material de qualidade. Uma boa opção também é terceirizar parte do que será
entregue, dependente do segmento, é possível fazer em gráficas por exemplo.

Então, se você trabalha com algum tipo de artesanato, seja na papelaria personalizada, crafts, encadernação, cartonagem, sublimação, etc. A dica mais valiosa para precificar é a pesquisa. Não existe definido uma tabela de precificação de artesanato, mas você pode ter a sua.

Caso queria calcular o preço com base em custos para uma estimativa de quanto deveria ser o produto, disponibilizamos uma planilha de precificação grátis que você pode baixar acessando o link:
http://conteudo.assamble.com.br/planilha-calcular-preco

E um vídeo falando sobre: como Calcular o Preço do seu Personalizado: 
https://www.youtube.com/watch?v=D7FodakVE9w

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